segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festival Cinema Pela Verdade em Florianópolis

[#147 Ano 1] Jun 2013
[subverta]

Já tratamos da sessão da semana passada do Festival, que rodou o documentário Marighella. Mas o evento ainda continua nesta semana. Amanhã tem sessão!


"Iniciam amanhã, 07, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), as exibições dos filmes do festival Cinema Pela Verdade. Serão exibidos três longas no Centro de Artes (Ceart), que falam sobre a época da ditadura militar brasileira, seguidos de debates com convidados e/ou diretores/produtores dos filmes. As exibições são gratuitas e acontecerão nos dias 07, 11 e 14 de junho, às 19h, no auditório da Udesc Ceart.
Na sexta-feira, 07 de junho, o filme exibido será Marighella, de Isa Grispum Ferraz. Ele conta a história de um líder comunista e parlamentar que foi preso, torturado e tornou-se famoso por ter escrito o Manual do Guerrilheiro Urbano.  Já no dia 11 de junho o filme “NO”, de Pablo Larraín falará sobre o ditador Augusto Pinochet, que pressionado pela comunidade internacional aceita realizar um plebiscito para definir sua continuidade ou não no poder.
Para encerrar a mostra de filmes na Udesc, o filme “Eu me Lembro”, de Luiz Fernando Lobo acompanhou por cinco anos as Caravanas da Anistia e reconstrói as lutas dos perseguidos pelas ditaduras. Após a apresentação do filme o diretor estará presente para a mesa de debates.
Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o festival está percorrendo as 27 capitais brasileiras, exibindo gratuitamente em 90 universidades alguns filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas conseqüências. O Centro de Artes da Udesc já recebeu o festival no ano passado, confira aqui.
Além da Udesc, a mostra também está percorrendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). O “Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil". 
Fonte: CEART.
[esubverta@gmail.com] 
[apoiando e divulgando a cena independente]
[Faça você mesmo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário